quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O segredo de bresa



Uma amiga me contou a historia do segredo de bresa.
Um homem que vivia na Babilônia, um trabalhador que não perdia a esperança de ser rico um dia; então ele pensou o que ou como fazer para se tornar um homem rico e respeitado! Um dia normal como qualquer outro apareceu um senhor em sua porta que vendia coisas antigas. Ele resolveu olhar para ver se havia algo que lhe poderia ser útil.
No meio de tanta coisa encontrou um livro velho; este é uma preciosidade disse o vendedor.
Nele você pode descobrir como ser rico, eu porém sou velho, não tenho sabedoria e não tenho como estuda-lo por estar em outra língua, mas você pode encontrar nele o caminho da riqueza.
Quando aquele homem ficou sozinho e começou a folhear o livro descobriu que havia legenda e que poderia lê-lo; ao ler, então, a primeira página, muito se surpreendeu com as referências do livro, tratava-se do segredo de ler bresa.
Como isso poderia lhe ajudar a enriquecer e, o que é bresa? Logo ele se lembrou já ter ouvido isso, mas não sabia onde nem como ouviu falar de bresa.
Pensando mais um pouco se lembrou de que se tratava de uma riqueza que um milionário com o mesmo nome havia enterrado em algum lugar entre as montanhas de harbatol e este se esquecerá de exato lugar que estava aquele tesouro e, toda a fortuna seria do homem que a encontrasse.
Ele ficou muito empolgado e começou a se dedicar a ler o livro, porém as próximas paginas estavam escritas em outros vários idiomas, línguas que até então nem sabia que existia, como hieróglifos egípcios, a língua dos gregos, os dialetos dos persas e os idiomas dos judeus.
Depois de alguns anos de estudo, aquele homem havia deixado sua antiga profissão e se tornado intérprete do rei, pois na sua região não havia quem conhecesse tantos idiomas quanto ele. Continuou em sua busca pelo tesouro no livro.
Havia muitos cálculos números figura e, para entender tudo aquilo, ele precisou estudar matemática. Em pouco tempo se tornou conhecedor das transformações da aritmética, graças a seu novo conhecimento arquitetou e construiu uma grande ponte e esta fez com que o rei o nomeasse prefeito.
Ainda através do livro ele estudou as leis religiosas daquele lugar o que lhe nomeou primeiro ministro daquele reino.
Passou a viver em um grande palácio e era visitado por figuras muito importantes, homens que lideravam outros reinos porque através de sua sabedoria seu reino havia crescido muito em riqueza.
Depois de tudo isso ainda não conhecia o verdadeiro segredo de bresa, após lê-lo e relê-lo tantas vezes; até que teve uma oportunidade de questionar um venerando sacerdote a respeito daquele mistério que, sorrindo esclareceu: o tesouro de bresa já pertence a você, pois graças ao livro hoje você tem uma sabedoria invejável que lhe proporcionou sua imensa riqueza.
Afinal, bresa significa “saber”.

PH SOUZA

0 comentários:

Quem Sou

Seguidores

No Facebook

Traduzir Blog

Arquivo do Blog

Compare preços