terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A humildade do sábio


O sábio sempre é humilde enquanto o indivíduo sem sabedoria sempre é muito cheio de si.
Geralmente este é o diferencial entre um e outro.
Conheci dois palestrantes: um deles, de certo modo, me incomodava. Após suas palestras se reunia com alguns amigos e, constantemente, perguntava o que tínhamos achado da palestra, se tínhamos gostado se concordávamos com o ponto de vista que ele havia colocado naquela questão, etc.
Para ser sincero, eu não entendia porque ele fazia aquilo e de primeira mão eu discordava dele, eu pensava que se ele não confiasse nele mesmo e em seu potencial estava no lugar errado.
Logo depois ele foi transferido, não tive contato com seu sucessor mas o conheci, participei de algumas palestras dele e, no final de cada palestra, ele chamava algumas pessoas; e diferente do outro palestrante ele não perguntava o que achamos e sim se gabava de estar onde estava, de fazer o que fazia, ele tinha em sua cabeça a certeza de que estava arrebentando e que suas palestras eram o maior sucesso.
Mas este segundo era o oposto, ele falava algumas coisas sem sentido, outras que não tinha muito a ver com alguns assuntos.
Só então entendi que o primeiro era sábio e grande, mesmo apesar de arrebentar, sempre estava perguntando a fim de melhorar e se desenvolver mais e mais.
Resumindo: o grande homem, a grande mulher, o ser sábio sempre tem a consciência que nunca sabem o bastante e que sempre haverá em algum lugar e, com alguém, muito o que aprender.

PH SOUZA

0 comentários:

Quem Sou

Seguidores

No Facebook

Traduzir Blog

Arquivo do Blog

Compare preços