terça-feira, 30 de outubro de 2012

A sabedoria superando a ciência



Uma grande empresa que fabrica pasta de dente sabonetes e outros no interior de São Paulo, se viu há alguns anos em uma situação desconfortável.
Há anos atrás se comprava algo, por exemplo, uma caixa pasta de dente e esta estava vazia era só devolver, por ser uma empresa de porte grande e por fabricar grandes quantidades, então era normal se uma ou outra caixa viesse vazia; bom, isso não era problema até certo tempo.
Hoje temos tantos órgãos que “protege” o consumidor que essa falha técnica e normal poderia trazer bastante dor de cabeça para a direção desta empresa e aí, o que fazer?
Contrataram dois engenheiros que, com três meses de pesquisa e um investimento de aproximadamente oito milhões, chegaram à conclusão de que a melhor maneira de resolver o problema seria um programa de computador ligado direto a uma esteira. Isso funcionava da seguinte forma: após os tubos de pastas serem colocados na caixa por uma máquina e, ao passar em um determinado pedaço desta esteira, ela apontava qual caixa estava com um peso menor e, então, automaticamente o programa parava a esteira e um braço mecânico retirava e caixa de menor peso do meio das demais.
Depois de três meses de teste e com muito sucesso, os diretores da empresa decidiram ver como estava a então super máquina que lhes permitiu resolver o problema. Ao checar os relatórios mensais descobriram que esta só havia funcionado no primeiro mês; ao consultar o que havia acontecido, os funcionários relataram que ela parava o tempo todo atrasando a produtividade. Então implantaram uma solução que eles mesmos julgavam eficiente: juntaram uma vaquinha, compraram um ventilador e colocaram na esteira antiga. Quando passavam as caixas leves o vento as jogava para fora, sobrando assim só as caixas com conteúdo dentro.
Muitas vezes não se trata de profissionalismo de anos de estudos ou grande competência; às vezes basta apenas bom senso e criatividade.


PH SOUZA

0 comentários:

Quem Sou

Seguidores

No Facebook

Traduzir Blog

Arquivo do Blog

Compare preços